UTILIZAÇÃO DA MAQUIAGEM REALISTICA DE LESÕES DE PELE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma ferramenta que possibilita aprendizagem ativo e busca contribuir com a dinamização do processo de ensino-aprendizagem de diversos conteúdos na área da saúde, inclusive no tocante ao tratamento de lesões de pele. Nesse contexto, tem-se investido em simulações com maior nível de fidelidade, em situações e cenários simulados, com o objetivo de proporcionar ao aprendiz experiências que se aproximem da realidade, tornando o processo de aprendizagem significativo. Além do mais, o ensino por meio de simulação realística fomenta a criação de espaço de problematização do conteúdo, familiarização da temática e construção de um cuidado adequado através da experiência vivenciada. OBJETIVO: Descrever a experiência de ligantes na realização de simulação realística através de maquiagem realística de lesões de pele como estratégia de aprendizagem. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, construído em parceria entre uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia de uma Universidade Federal com um curso de pós-graduação em Estomaterapia, tendo como finalidade a construção de simulação realística utilizando e técnica de moulage para formulação de situações reais envolvendo lesões de pele variadas para aula sobre manejo de lesões. RESULTADO: Foram construídas 5 simulações de lesões, como: carcinoma, ulcera venosa, pé diabético, lesões traumáticas e queimadura, todas voltadas para o mais real possível, utilizou-se cola, papel, maquiagens e látex, possibilitando a visualização de tecido necrótico, tamanho, profundidade das lesões e etc. Sendo assim, o método ativo de apresentação de leões realísticas proporcionou aos estudante de pós graduação em Estomaterapia o contato com as lesões realísticas, para que pudessem após a explanação teórica do conteúdo colocar em prática o processo de avalição das lesões e posteriormente exposição dos conhecimentos dos mesmos acerca do manejo e cuidado de feridas e curativos, além de ter sido sanadas as dúvidas quanto ao processo assistencial a feridas e curativos. CONCLUSÃO: Ao envolver o ligante na produção de simulação realística como método de ensino, demostraram-se mais participativos no processo educacional e apresentaram maior assimilação do conteúdo ministrado visto que, durante a explanação os mesmos lançaram mão de seus conhecimentos para discutir sobre as lesões apresentadas.