CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE ENSINO À DISTÂNCIA SOBRE O CUIDADO DE PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A confecção de uma estomia intestinal confere alterações no corpo e requer o aprendizado de novos conhecimentos e habilidades1. Nesse processo, a rede de apoio multiprofissional é essencial, sobretudo a atuação especializada do enfermeiro para promover a educação em saúde e auxiliar na adaptação desses indivíduos2. Para que esses profissionais estejam qualificados ao prestar assistência a essa população, o ensino à distância em ambientes virtuais são ferramentas aliadas, capazes de superar as barreiras de tempo e espaço e contribuir para melhoria da prática clínica3. OBJETIVO: Relatar a experiência na construção de uma tecnologia educacional em ambiente virtual sobre o cuidado de pessoas com estomas intestinais. MÉTODO: Estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência, produzido em setembro de 2023 sobre a construção de uma tecnologia educacional para enfermeiros. A tecnologia trata de um curso à distância em ambiente virtual de aprendizagem e foi elaborada do ano de 2018 até 2022, contou com a contribuição de enfermeiros, estudantes de graduação e profissionais da área de tecnologia e mídias audiovisuais. Foi utilizado o referencial teórico de DI Filatro adaptado para esta tecnologia, composta por cinco etapas: Análise, na qual foi realizada revisão de literatura e scoping review; Design composta pela elaboração do projeto e mapeamento dos conteúdos; Desenvolvimento, na qual foi realizada a produção da tecnologia para a modalidade de ensino à distância; Avaliação, onde foi realizada a validação da tecnologia pelos juízes especialistas da área e a última etapa, ainda não realizada, que compreende a de implementação da tecnologia e capacitação de usuários para utilizá-la. RESULTADOS: A construção do curso se iniciou com uma revisão integrativa sobre tecnologias educativas para pessoas com estomias e uma revisão de escopo sobre necessidades de cuidados a essa população, para compor o conteúdo do curso. Esse processo possibilitou uma visão geral das necessidades educacionais dessa população e as principais tecnologias usadas. Após, iniciou-se a produção do plano de curso, o qual originou quatro unidades: “conceitos e legislação”, “cuidados e principais complicações da estomia intestinal”, “integrando a pessoa com estomia à sua nova condição de vida” e “materiais, adjuvantes e irrigação intestinal”. Com a definição dos temas, realizou-se o desenvolvimento do curso em parceria com profissionais de tecnologia da informação. Essa etapa demandou muitas reuniões que oportunizaram a participação mútua dos profissionais, com inserção de conhecimentos da área de estomaterapia, informática e diagramação. Por fim, o curso foi avaliado por 13 juízes na área, quanto ao conteúdo e apresentação, e obteve boa concordância, com IVC geral acima de 0,8 para todas as unidades. Tal etapa foi de suma importância para a aplicação das melhorias no curso, obtendo opiniões diversas de experts na área. CONCLUSÃO: A construção do curso contribuiu para ampliar os conhecimentos no cuidado à pessoa com estomia aliada ao processo de produção de uma tecnologia, que envolve a participação conjunta de vários profissionais para que ao final se alcance uma tecnologia de qualidade, a qual poderá contribuir para a qualificação de profissionais e melhorar a assistência à população com estomias.