PROCESSO SELETIVO: LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA DE UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • FABIANO ANDRADE DA COSTA UFC
  • GÉRSON ABNER MAGALHÃES DE MIRANDA UFC
  • CAMILA BARROSO MARTINS UFC
  • VIVIANE MAMEDE VASCONCELOS CAVALCANTE UFC
  • MANUELA DE MENDONÇA FIGUEIRÊDO COELHO UFC

Resumo

INTRODUÇÃO: As Ligas Acadêmicas (LA) são organizações sem fins lucrativos que visam o aprofundamento de temas em determinada área de estudo, sendo constituídas por estudantes de graduação e orientadas por profissionais associados à Instituições de Ensino Superior (IES)¹. Dito isso, a vivência do tripé Pesquisa-Ensino-Extensão proposto na academia universitária federal, e proporcionada pelos projetos desenvolvidos em seu âmbito, proporciona experiências e resultados positivos na comunidade. A seleção dos discentes para ingressar nas ligas ou em outros projetos com estatutos baseados na tríplice supracitada, faz-se imperativa devido à necessidade de manter os padrões da qualidade das ações desenvolvidas com base no tripé acadêmico das Universidades Federais (UF). OBJETIVO: Descrever o processo seletivo de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE). MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma Universidade Federal por acadêmicos do curso de enfermagem. O processo seletivo dos candidatos à ligantes foi realizado em três fases, de forma presencial, no segundo semestre de 2022. RESULTADOS: A primeira fase, com caráter eliminatório, consistiu em prova teórica, com total de 20 questões, baseadas nos conhecimentos sobre feridas, estomia e incontinência urinária Para realização da fase citada foi disponibilizado e-book com material de estudo. Foram classificados os que obtivessem, pelo menos 70% de acerto. A segunda fase, de cunho classificatório, consistiu em apresentação oral com sorteio dos temas apresentados na fase anterior. A última fase foi a realização de uma entrevista individual. As apresentações eram pontuadas até 7 pontos em originalidade, criatividade, domínio do conteúdo e qualidade da exposição dos conteúdos, já as entrevistas foram pontuadas até 3 pontos. A banca de avaliação foi constituída por ligantes, colaboradores, vice-coordenadora e coordenadora da liga. Dos 11 discentes inscritos, 9 foram aprovados como ligantes, 5 efetivos e 4 classificáveis. Os alunos efetivados destacaram-se, sobretudo, em originalidade e criatividade com a implementação de metodologias ativas nas apresentações orais da segunda fase do processo seletivo. CONCLUSÃO: A experiência do processo seletivo consistiu em uma vivência de extrema riqueza, não somente para os candidatos ingressantes, mas também para os ligantes, colaboradores e coordenadoras. As metodologias ativas trazidas pelos candidatos em suas apresentações, bem como o desempenho na avaliação teórica, possibilitaram aprofundamento e consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos, além do desenvolvimento e experiência de um processo seletivo.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

ANDRADE DA COSTA, F. ., ABNER MAGALHÃES DE MIRANDA, G. ., BARROSO MARTINS, C. ., MAMEDE VASCONCELOS CAVALCANTE, V. ., & DE MENDONÇA FIGUEIRÊDO COELHO, M. . (2024). PROCESSO SELETIVO: LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA DE UNIVERSIDADE FEDERAL. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.revistaestima.com.br/cbe/article/view/488